logoaspas-mr.png
DGERT - LOGO CORES.png
sigo.png
Faces-Isabel-Guimarães_School_Banner.jpg
iaoth-logo2.png
  • issue
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Twitter Basic Black
  • Black YouTube Icon

©2019 Faces Isabel Guimarães. Todos os direitos reservados. 

TESTEMUNHOS

Isabel Guimarães - Formadora

Uma experiência em formação de Astrologia
Ultimamente tenho sido questionada, pessoalmente e pelas redes sociais, sobre o tema da formação em astrologia. Questões que se relacionam, por um lado, com a vontade que algumas pessoas têm de aprender este conhecimento, como via profissionalizante ou simplesmente por necessidade de aprofundar individualmente uma matéria que as apaixona, e por outro lado pelas queixas que apresentam pela frustrante experiência que passaram ao frequentar cursos que, regra geral, se apresentam como acessíveis ao nível da aprendizagem e rápidos em termos da sua aplicação prática.

Gostaria de vos falar um pouco sobre a minha experiência, não só como astróloga, mas fundamentalmente como formadora.

Começo por vos motivar na leitura deste texto respondendo a duas questões recorrentes: A aprendizagem da astrologia é fácil? Quando estarei apto a dominar os princípios básicos da matéria para começar a praticar com alguma segurança?

A resposta a ambas depende, como acontece a qualquer aprendizado, de quem aprende e de quem ensina. Aos alunos que se propõe aprender é-lhes exigido estudo, dedicação, atenção, prática e ter a humildade de seguir o método do formdor, que garantidamente já passou pelas diferentes fazes de aprendizagem e por isso sabe bem o melhor caminho para o objetivo (nem sempre será o caminho mais curto como veremos). Muitos alunos desistem porque não se disciplinam no estudo e na aprendizagem, ou porque com algum conhecimento entendem que já estão na posse dos instrumentos que lhes permitem ser “astrólogos”. Acreditem que existem muitos indivíduos que se apresentam como astrólogos e que estão neste nível de aprendizagem.

Há muitos anos que me bato pela credibilização desta profissão e isso passa indiscutivelmente pela certificação da profissão. Este é um tema que em Portugal ainda não é levado a sério, mas que com o progressivo empenho dos astrólogos que se preocupam com a sua profissão e os seus clientes, bem como com a ação assertiva da ASPAS-Associação Portuguesa de Astrologia junto das autoridades competentes, será uma realidade dentro de pouco tempo.

Falo-vos disto depois de ao longo dos anos ter pessoalmente investido muito na minha própria certificação, o que na inexistência de alguma em Portugal, levou a submeter-me a uma certificação internacional o que como compreendem me deu não só uma enorme estrutura de confiança na minha profissão, como me permitiu perceber o quanto estamos atrasados no nosso País a este respeito. E se tenho essa certificação não é seguramente para a mostrar nos jornais e revistas mas por necessidade de me alinhar com as melhores práticas que se fazem no mundo nesta área. Fi-la pelo respeito por mim, pela minha profissão mas fundamentalmente pelos meus clientes/pacientes/amigos.

Ao aluno que se propõe aprender este conhecimento e as matérias que vai dominar, pois todas elas são irmãs da astrologia: história, astronomia, matemática, psicologia, sociologia e muitas mais. Voltemos à questão inicial. Então, é uma matéria difícil? Não, mas que pela complexidade das diferentes matérias necessita de método e disciplina. Do aluno e do formador.

Quanto ao formador, já percebemos que grande parte do sucesso da aprendizagem depende decisivamente de quem nos ensina. Todos nós sabemos isso porque já tivemos bons e maus formadores. E, perguntando nos questionários dos meus cursos aos meus alunos, o que é ser um bom formador, sem surpresa as respostas podem ser resumidas desta forma: alguém que facilita a aprendizagem. Então como se facilita a aprendizagem? Como ser um bom formador?

Um bom astrólogo não é obrigatoriamente um bom formador, como compreendem. Ser bom formador implica, na minha opinião uma excelente preparação da matéria, uma correta planificação da mesma, um cuidado extremo nos manuais de acompanhamento e obviamente saber dominar os diferentes instrumentos de comunicação. Porque ensinar não é falar, mas sim comunicar e saber escutar.

Apesar da minha experiência de muitos anos a falar em publico, na televisão, na radio ou para a imprensa escrita, entendi há vários anos que deveria certificar-me como formadora na área da astrologia. Excelente ideia, pensarão vocês…até descobrir que não havia nenhuma certificação formativa nesta área. Colocando a vontade a caminho e mais uma vez investindo tempo e dinheiro, consegui finalmente a certificação em formação de astrologia pela DGERT. Poderão pensar que para mim foi simplesmente um papel assinado, mas acreditem que aprendi muito sobre como ser uma formadora com um plano formativo coerente. Hoje em dia penso que os meus alunos beneficiam muito do facto de terem um plano coerente, adaptável e de uma formadora que comunica com eles sobre astrologia, e não tanto alguém que lhes ensina astrologia. E isso faz toda a diferença.

Termino dizendo-vos que praticar astrologia é muito mais do que ler mapas e dominar as técnicas. É ser-se sensível com o ser humano que temos perante nós, é saber ouvir mesmo quando nada se diz, é saber que temos a responsabilidade sobre a vida de alguém que depositou a sua confiança em nós, mesmo sabendo que não podemos viver a vida por ele/ela, mas podemos ser a luz que ele/ela precisam para fazer da sua vida uma experiência altamente revigorante.

Não é fácil e seguramente não é rápido…mas vai valer cada minuto que investirem!
Abraço a todos!
Isabel Guimarães

António Teixeira de Magalhães

Penso que a Astrologia sempre esteve latente na minha vida!

Ao longo de algumas décadas de estudos, de alguma forma ela sempre se foi entremeando, num chamado constante e cada vez mais presente, mas, por circunstâncias de percurso o seu estudo, de forma sólida, foi relegado para segundo plano.

Após os 40 anos de idade este sonho ganhou forma quando, de forma inesperada, tomei conhecimento do Curso Profissional de Astrologia, ministrado pela Isabel. Não hesitei e fiz a minha inscrição.

Foi a partir desse dia que um portal se abriu, proporcionando-me um mundo de saber, coeso, científico, rigoroso, metódico e, acima de tudo, permitindo-me solidificar e unificar muitas áreas científicas e paracientíficas.

A frequência deste curso levou-me compreender o meu microcosmo incluído no macrocosmo, trazendo-me estrutura e compreensão, salto quântico no meu autoconhecimento! Acredito foi o maior e o melhor investimento que fiz na vida!

Deparei-me com um curso divido em três anos letivos, devidamente fundamentado e estruturado, através do conhecimento e dos legados ancestrais, coordenado com a sabedoria e a investigação pessoal da Isabel, sempre numa perspetiva objetiva e prática, remetendo para a pesquisa e para a investigação na área. Para além das aulas presenciais, foram disponibilizadas um conjunto de estratégias pedagógicas, tais como trabalhos e pesquisas individuais e/ou de grupo, seminários, palestras workshops e outros cursos complementares que permitem aprofundar conhecimentos, tornado a formação extensível e contínua.

O espaço é francamente agradável e as aulas tornaram-se salutares e dinâmicas, proporcionando a aplicação dos conhecimentos numa perspetiva prática e didática.

Mil e uma palavras poderiam descrever a pessoa da Isabel, mas nenhuma poderá qualificar devidamente este Ser de Luz maravilhoso, que tem a nobre missão de orientar as almas que se encontram sequiosas de saber e que procuram evoluir na densidade da matéria. Da minha parte só me resta estar grato por existir, por fazer parte da minha vida e por me ter acolhido na sua família astrológica, tornando-me numa das suas FACES.

Sofia Domingos

Durante três anos fiz o curso de formação profissional em astrologia da FACES - Isabel Guimarães, com aulas aos Sábados, de 15 em 15 dias. Foram três anos em que entrei no mundo fantástico que é a astrologia, em aulas cheias do saber e entusiasmo contagiante da Isabel Guimarães, que puxou por nós ao longo dos três níveis em que se divide o curso. A sua preocupação em verificar se realmente tínhamos apreendido a matéria, bem como o apoio e o carinho foram uma constante ao longo do curso. Os testes que permitem a passagem para cada nível têm o nível de rigor e exigência que se espera deste curso de formação profissional. Em complemento, tivemos a oportunidade de participar em vários workshops e formações complementares sobre astrologia. Foi também um privilégio assistir ao Congresso Luso-Brasileiro de Astrologia em 2015, e aguardo com muita expectativa a realização do Congresso Internacional de Astrologia em 2017, organizado pela Associação Portuguesa de Astrologia (ASPAS), a qual defende e promove o exercício ético da astrologia, e da qual tenho a honra de ser associada.No final do curso, contamos ainda com o inexcedível apoio da FACES - Isabel Guimarães para iniciarmos a nossa atividade. Acabei o curso em Janeiro de 2016 e fico muito feliz em já poder ter realizado consultas como astróloga profissional.Obrigada FACES!! Obrigada Isabel Guimarães!!

Hugo Carneiro

A Formação Profissional em Astrologia disponível nas FACES, tem um conteúdo programático de 3 anos letivos, ao nível das melhores escolas em Inglaterra e nos Estados Unidos da América.A matéria está muito bem estruturada e fundamentada, possibilitando assim ao formando obter bases sólidas nesta área do saber para que possa progredir ao longo do curso e no seu futuro como Astrólogo Profissional.Ao longo do curso o aluno é encorajado pela formadora a expor as suas dúvidas e mostrar o seu ponto de vista sem qualquer receio.Fui aluno das FACES durante 3 anos. A Isabel foi a pessoa que me abriu as portas para que pudesse estudar Astrologia e fazer desta área um percurso de vida. Nas aulas é rigorosa no que toca á matéria e tem sempre o cuidado de estar a par das nossas dificuldades para depois eliminar qualquer dúvida que possa surgir com exemplos nas aulas.É uma pessoa muito querida, de enorme sabedoria e está sempre disposta a ajudar no que for necessário. Ao longo do curso convidou vários Astrólogos Portugueses e Brasileiros para que estes viessem dar Workshops nas FACES para que nós alunos pudéssemos obter uma visão e abordagens diferentes em diversos ramos da Astrologia. No final do curso incentivou-nos a dar consultas por donativo no seu espaço para começarmos a vivenciar e experienciar na prática tudo aquilo que estudamos.Querendo sempre o melhor para os seus alunos e também para os Astrólogos, a Isabel conseguiu através do seu esforço, trazer para Portugal a 1º Certificação Internacional em Consulting Skills.Além disso é Fundadora, Presidente e o "motor" da Associação Portuguesa de Astrologia.

Ana Teresa Vieira

Frequentei o Curso de Formação Profissional de Astrologia na Faces - Isabel Guimarães durante 3 anos. Não tinha qualquer conhecimento válido de Astrologia até iniciar a formação. Todo o conteúdo programático foi estruturado e pensado de acordo com o desenvolvimento da assimilação astrológica como um todo. A matéria lecionada é posteriormente aplicada ao contexto prático no decorrer das aulas, bem como nas avaliações que são propostas no fim de cada nível. Ao longo de toda a formação, a Isabel acompanha a evolução dos formandos, motiva e desafia o estudo. Também é de salientar o estímulo à leitura e à pesquisa, e todas as atividades que são propostas sempre com o intuito de aprender mais. As instalações na Faces são exemplares, quer ao nível didático, quer ao nível de conforto. Por fim, é de salientar o suporte que a Isabel proporciona pós-curso: apoiando com aulas extra, ajudando e permitindo aos seus alunos recém-formados exercer Consultoria Astrológica no seu espaço, Faces, como forma de prática para a preparação de uma futura profissão. Recomendo.

Simone Reis

Alguns dias atrás veio-me à memória uma velha lembrança de miúda.Quando tinha uns 8 ou 9 anos tive um fascínio por um livro:"Nós e o Universo" sobre a natureza e a ciência, incluindo o cosmos, eu venerava aquilo tudo.Hoje, através deste curso de Astrologia, reencontro-me no passado e presente com vistas para o futuro.Este curso apresentou-me a Astrologia de uma forma estruturada e com os conhecimentos básicos e desenvolvidos para podermos explorar a nossa essência de poeira no Universo intrincada a um todo divino e unificado, ou seja Nós e o Universo.

Quanto à formadora, Isabel Guimarães...

Aventurem-se, atrevam-se e preparem-se para um cocktail Gémeos no mínimo colorido!

Please reload