logoaspas-mr.png
DGERT - LOGO CORES.png
sigo.png
Faces-Isabel-Guimarães_School_Banner.jpg
iaoth-logo2.png
  • issue
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Twitter Basic Black
  • Black YouTube Icon

©2019 Faces Isabel Guimarães. Todos os direitos reservados. 

ASTROLOGIA INFANTIL

Sendo o processo educativo um desafio, a Astrologia poderá desempenhar um papel auxiliador ajudando os pais a compreender mais profundamente os seus filhos. Assim, ao estudarmos o mapa natal da criança, podemos aceder a informação preciosa acerca dos seus potenciais e fraquezas naturais, permitindo uma ação parental direcionada para a fomentação dos seus talentos e para o estabelecimento de estratégias que a ajudem a ultrapassar os desafios decorrentes do seu desenvolvimento.

 

Uma das colocações importantes no mapa é o posicionamento do Sol. De acordo com a data de nascimento poderemos encontra-lo posicionado num dos 12 signos do zodíaco – Carneiro, Touro, Gémeos, Caranguejo, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário ou Peixes. 

 

De acordo com o seu posicionamento, o Sol revela-nos muito do potencial da criança como por exemplo, a imagem que tem de si própria, a sua forma de autoexpressão e as pessoas/objetos/locais com as quais se identifica. Além de nos levantar o véu da identidade do pequeno ser, mostra também como a criança lida com as figuras de autoridade e quais as suas potenciais fraquezas.

Sol em Carneiro

A criança nascida com o Sol no signo de Carneiro tenderá a ser destemida, irrequieta e muito ativa. As suas respostas são rápidas, francas e diretas podendo, por vezes, não considerar os sentimentos dos que as rodeiam. O seu planeta regente é Marte o que lhe atribui muita energia, agressividade e gosto pela competição. Tem uma predisposição natural para a liderança tornando-se, com frequência, o dinamizador do seu grupo de amigos pois possui a capacidade de motivar para ação todos os que o rodeiam. A sua marcada impulsividade, acompanhada da grande necessidade de expressão da sua identidade, poderá dificultar a aceitação de “ordens” e de limites. Desde muito cedo busca a independência explorando o mundo que a rodeia sem medos. Destacamos ainda uma possível falta de paciência que, acompanhada pela vontade constante de começar algo novo, poderá dificultar a concentração e a finalização das tarefas.

 

Algumas orientações

» Ajudá-la a considerar os sentimentos dos outros fazendo simulações de troca de papéis;

» Prática de desporto que lhe permita gastar a sua imensa energia;

» Mostrar-lhe que as regras são importantes usando os jogos como exemplo;

» Exercícios que ajudem a desenvolver a capacidade de concentração aumentando gradualmente a sua durabilidade.

Sol em Touro

A criança do signo de Touro é persistente, paciente e calma. Marcadamente sensorial aprecia demonstrações físicas de afeto. Valoriza o paladar e tendencialmente adora comer. Regida pelo planeta Vénus, é naturalmente gentil e defende com toda a sua firmeza os seus valores. Sente-se atraída por música tranquila, pelo belo e confortável. O ambiente onde se sente mais equilibrada é esteticamente harmonioso e capaz de satisfazer as necessidades de todos os seus sentidos. Prática e concreta leva as suas tarefas até ao fim. Poderá demorar a concretizá-las mas com a sua natureza firme e resistente, não descansará enquanto não atingir o objetivo a que se propôs. A sua rejeição natural a mudanças fá-la apreciar a rotina onde encontra a calma e a estabilidade que tanto necessita para o seu bem-estar geral. Por ser marcadamente materialista e ligada ao mundo físico poderá demonstrar alguma possessividade não só em relação ao seu espaço e objetos, como também às pessoas com quem se relaciona. 

 

Algumas orientações

» Estar atento a possíveis excessos alimentares e dada a sua tendência natural ao sedentarismo, iniciar desde cedo atividades desportivas;

» As mudanças de casa, escola, rotinas, etc, deverão ser introduzidas da forma mais gradual possível, para facilitar a sua aceitação;

» Caso apresente resistência às suas orientações evite pressioná-la e mostre-lhe de forma prática a necessidade de as seguir;

» Evite acelerá-la na realização das tarefas, respeitando a calma com que as executa.

Sol em Gémeos

A criança de sol em Gémeos tem como regente o planeta Mercúrio o que lhe atribui uma marcada capacidade de comunicação, intelectualidade e curiosidade. O seu intelecto é predominantemente lógico e racional. Tendencialmente agitada, nervosa e inconstante, poderá mudar de ideias com relativa facilidade. Aprecia mudanças e adapta-se a novas pessoas e ambientes sem dificuldade. Aliás, esta criança precisa de novidade e variedade no seu dia-a-dia seja de amigos, brinquedos, lugares, comida, etc. Mentalmente rápida e ágil, é capaz de fazer várias coisas em simultâneo e adora jogos que estimulem o seu intelecto. A sua apetência para a comunicação é visível no seu gosto por partilhar as suas ideias e pensamentos com todos os que a rodeiam. Gostam de falar mas poderão ter dificuldade em ouvir. Esta sua necessidade constante de comunicar poderá traduzir-se num certo constrangimento em estar sozinha. Possui um notável sentido de humor e uma alegria contagiante.  

 

Algumas orientações

» Ajude-o a levar as tarefas até ao fim evitando estímulos externos durante a sua realização;

» Estimule a leitura pois traduz-se numa excelente forma nutrir o seu sedento intelecto;

» Caso resista a alguma orientação sua explique-lhe o porquê da mesma de forma racional e lógica;

» Ensine-lhe a necessidade de ouvir os outros e que a troca de ideias é muito mais estimulante que a mera expressão dos seus pensamentos.

Sol em Caranguejo

A criança com o signo solar Caranguejo é sensível, carinhosa e meiga. Regida pela lua, é extremamente permeável ao ambiente que a rodeia, absorvendo com muita facilidade sentimentos e emoções alheias. Esta permeabilidade, ligada à sua profunda sensibilidade, poderá traduzir-se em mudanças frequentes de humor que poderão parecer infundadas e despropositadas. Tendencialmente tímida e reservada, só se expõe quando sente que o ambiente é seguro e protetor. Caso se sinta ameaçada tende a refugiar-se no seu mundo emocional. Tendem a ligar-se emocionalmente a pessoas, objetos, lugares dificultando os processos de mudança que a fazem sentir insegura e desenraizada. É generosa, sonhadora, romântica e preocupada com os que o rodeiam. Denota excelente memória e uma grande ligação ao passado, enquanto conhecimento e valorização das suas origens. É uma criança que procura integrar todos os seus amigos nos jogos, podendo procurar assumir um papel de protetor nos cenários criados para as suas brincadeiras.  

 

Algumas orientações

» Eduque-a numa base de autonomia, visto que poderá ter tendência a criar alguma dependência emocional;

» Face à sua propensão para proteger o outro poderá ser benéfico ter um animal de estimação que possa cuidar;

» Nos momentos de maior agitação emocional facilite o contacto com a água que terá um efeito calmante e tranquilizante.

Sol em Leão

A criança nascida com o Sol posicionado no signo de Leão é generosa, honesta e vaidosa. Regida pelo Sol, denota um otimismo e um brilho pessoal que não passa despercebido. Líder natural torna-se, com frequência, a “estrela principal” do seu grupo de amigos. Possui uma grande necessidade de autoexpressão que muitas vezes é colocada em prática através da sua marcada criatividade artística. Detentora da capacidade inata de atrair os outros, é brincalhona e alegre, adora divertir-se e é capaz de animar todos os locais que frequenta. Gosta de receber elogios e necessita de cativar e de se sentir amada e apreciada por os que a rodeiam. A sua elevada autoestima poderá traduzir-se num certo egocentrismo e arrogância. Naturalmente bondosa, denota uma grande capacidade de perdão. Muito orgulhosa, dificilmente recusa um desafio que tentará vencer com firmeza, assertividade e altivez.   

 

Algumas orientações

» Ajude-o a desenvolver desde cedo a humildade reforçando que todos têm um papel importante e válido seja na família, na sociedade, num grupo, num projeto, etc.;

» Insira-o num grupo, por exemplo, de expressão dramática de forma a exteriorizar e a desenvolver as suas capacidades artísticas e criativas;

» Evite satisfazer todos os seus pedidos e caprichos.

Sol em Virgem

A criança com o sol em Virgem é prestativa, tímida e reservada. Sendo Mercúrio o seu planeta regente, denota uma boa memória, um grande poder de concentração e uma marcada intelectualidade. Esta criança é extremamente racional e valoriza a lógica e o detalhe. Muito autocrítica estabelece, para si e para os que a rodeiam, elevados padrões difíceis de alcançar. Busca a perfeição em tudo o que faz podendo até recusar-se a desempenhar uma tarefa que considera não conseguir concretizar. É modesta e poderá ter alguma dificuldade em aceitar elogios pois tende a não se considerar merecedora dos mesmos. Extremamente observadora, valoriza os detalhes e é extremamente minuciosa, meticulosa e analítica. Busca sentir-se útil e gosta de servir e ajudar os outros. Dada a sua insegurança natural precisa de se sentir incentivada, motivada e segura. Possui um gosto natural por atividades práticas e rotineiras que lhe permitam aperfeiçoar as suas habilidades. 

 

Algumas orientações

» Ajude-a a fomentar a sua autoconfiança atribuindo-lhe responsabilidades que a façam sentir-se útil;

» Evite criticá-la;

» Auxilie-a a não exigir demasiado de si própria;

» Procure respeitar a forma como a criança organiza o seu espaço.

Sol em Balança

A criança que nasceu com o Sol em Balança é generosa, amigável e idealista. Muito sociável, prefere estar acompanhada e gosta de agradar os outros. O seu planeta regente é Vénus o que lhe atribui um gosto por tudo o que é belo e harmonioso. Os ambientes onde se sente melhor são pacíficos, bonitos e tranquilos. Denota uma sensibilidade natural a tudo o que é arte, sendo ela própria extremamente criativa e artística. É afetuosa e precisa de sentir os seus sentimentos e demonstrações de afeto correspondidos. Poderá ter alguma dificuldade em estar sozinha porque, acima de tudo, gosta de estar sempre rodeada de pessoas e de interagir com elas. Possuidora de um sentido de justiça inato, esta criança é liberal e tolerante e não abre mão dos seus princípios nem compromete os seus valores pessoais. Como possui a capacidade de ver os vários pontos de vista tem alguma dificuldade em tomar decisões. Tende a fugir a situações de conflito e de desentendimento. 

 

Algumas orientações

» Encoraje as suas naturais habilidades artísticas através de atividades como a dança, música, pintura, etc.;

» Ajude-a a valorizar as suas necessidades/vontades que tendem a diluir-se nas dos outros;

» Evite impor-se com rispidez pois responderá melhor à diplomacia e cordialidade.

Sol em Escorpião

A criança nascida com o sol no signo de escorpião é determinada, misteriosa e intensa. Regida pelos planetas Marte e Plutão, possui uma capacidade inata de regeneração e transformação saindo dos momentos mas difíceis mais forte e resiliente. Denota uma grande necessidade de uma zona de privacidade, onde tenta decifrar as suas intensas emoções e regenerar das suas “feridas”. Reservada e dotada de grande sensibilidade, tem alguma tendência à possessividade. De inteligência aguçada e elevada perceção intuitiva, tem a capacidade de sentir quando lhe estão a esconder algo. Os seus sentimentos e emoções são profundos, sendo importante que aprenda a não reprimi-los pois isso causará mágoas. Apresenta um feitio temperamental podendo ofender-se com alguma facilidade. Dada a sua elevada dependência e insegurança emocionais, tem um enorme medo de perder aqueles que ama, tentando controlá-los para garantir que permanecem perto dela. A sua extrema sensibilidade leva a que tente esconder o que sente. 

 

Algumas orientações

» Ajude-a a enfrentar o desafio de reconhecer, valorizar e examinar as suas emoções com maior objetividade;

» Dê-lhe o espaço e tempo necessários para poder organizar as suas emoções e curar as suas “feridas”;

» Ajude-a a encontrar estratégias para lidar com os seus intensos sentimentos como, por exemplo, através da prática de um desporte de grande desgaste físico.

Sol em Sagitário

A criança de signo solar Sagitário é idealista, ingénua e honesta. Regida pelo planeta Júpiter, possui altos ideais e que sempre ir além do limite, porque nada é mais importante do que realizar os seus desejos e ambições idealistas. De natureza otimista, extrovertida e expansionista, é uma natural exploradora, tendo necessidade de provar tudo o que a vida oferece, visto que o seu objetivo final é compreendê-la profundamente. Denota uma elevada energia física, mental e emocional. Tem uma urgência em viver, sentir e desenvolver a sua liberdade. A noção de que tudo é possível pode ser, por um lado, estimulante e um fator de crescimento, por outro pode conduzir a excessos. Apresenta uma imensa criatividade, podendo ter constantemente novas ideias para projetos que procurará logo colocar em prática. Poderá demostrar alguma impaciência na obtenção de resultados e alguma incapacidade de digerir quando as coisas não correm como desejava.  

 

Algumas orientações

» Ajude-a a desenvolver a capacidade de persistência para a consecução das tarefas delineadas;

» Sensibilize-a para a necessidade de ter em atenção os limites naturais do seu corpo, que têm que ser respeitados na execução de qualquer prática física;

» Auxilie-a a aprender a ver e a aceitar a realidade e as suas condicionantes, através de atividades de grupo/família, onde sejam estabelecidas regras bem definidas que todos devem respeitar.

Sol em Capricórnio

A criança cujo sol se encontra no signo de capricórnio é persistente, determinada e paciente. O seu planta regente é Saturno o que lhe atribui um sentido de dever, seriedade e responsabilidade. Autodisciplinada, aceita sem resistência as imposições de figuras de autoridade. Naturalmente madura, leva até ao fim os objetivos de forma estruturada, organizada e firme. Poderá denotar um certo pessimismo decorrente da forma realista e séria como vê o mundo que a rodeia. Ambiciosa, tem uma forte necessidade de ver as suas conquistas reconhecidas. Desde cedo denota elevada capacidade de administração passível de se comprovar pela gestão que fazem da sua pequena mesada. Muito apegada ao lado material da vida tende à acumulação de bens. A sua vontade de aprender está direcionada para todo o conhecimento que lhes possa ser útil e passível de colocar em prática as suas metas.  

 

Algumas orientações

» Encoraje-a a brincar e a divertir-se;

» Defina as regras de forma estruturada;

» Reconheça os objetivos atingidos.

Sol em Aquário

A criança nascida com o Sol posicionado no signo de Aquário é objetiva, lógica e mental. Regida pelo planeta Urano é imprevisível, original e detentora elevados ideais humanitários. Tem tendência a fazer muitos amigos, especialmente os que têm uma postura original, defendendo e celebrando no seu grupo essa diferença. Possuidora de um poderoso intelecto, denota uma marcada criatividade e inventividade. Mais racional do que emocional pode aparentar um certo distanciamento e frieza e, até, evitar criar laços emocionais se sentir que a sua liberdade pessoal está a ser colocada em causa. Denota um verdadeiro interesse pelos outros e sente-se desde cedo motivada a lutar por causas sociais e humanitárias. Dada a sua grande necessidade de liberdade tem alguma dificuldade em aceitar qualquer tipo de limitação ou restrição. A aprovação dos outros não é de todo importante para o seu bem-estar sendo-lhe até mesmo indiferentes as convenções sociais.  

 

Algumas orientações

» Procure estimular e acarinhar as amizades que ela estabelece de forma espontânea e muito rápida;

» Dê-lhe o espaço que ela precisa para desenvolver a sua incomum personalidade;

» Inclua-a no processo de tomadas de decisão que ela respeitará e seguirá as decisões que forem tomadas.

Sol em Peixes

A criança que nasce com o sol colocado no signo de Peixes é sensível, carinhosa e gentil. Sendo o seu regente Neptuno, é marcadamente sonhadora, intuitiva e empática. Perceciona naturalmente o sofrimento dos outros e procura ajudá-los sempre que possível. Aprecia ambientes calmos e pacíficos e estímulos sonoros melódicos. O seu humor é diretamente influenciado pelo ambiente em que se insere, seja ele a família, a escola ou o grupo de amigos. Poderá mostrar necessidade de ter momentos de recolhimento durante os quais estará a dar largas à sua fértil imaginação, e que deverão ser respeitados. A sua natureza compassiva pode retirar-lhe a iniciativa para iniciar projetos, aliada a alguma insegurança sentida nas suas capacidades, que advém de uma natureza extremamente sensível e suscetível à avaliação dos outros. Gosta de encarnar diferentes personagens e realidades, como forma de dar corpo à sua imaginação e criatividade.  

 

Algumas orientações

» Ajude-a a relativizar a abordagem e perceção do mundo, adquirindo a capacidade de se distanciar e atuar de forma objetiva;

» Faculte suportes visuais que a ajudem a memorizar e a não perder o foco do essencial;

» Estimule a ligação entre o seu mundo de fantasia, essencial para a sua energia vital, e o mundo real:

» Ajude-a a dar continuidade ao que inicia, traçando inicialmente pequenos objetivos a atingir, e alargando, gradualmente, para objetivos a longo prazo.

Adquira nossa livro de Astrologa Infantil